Procura:

Povos Barbaros

Origem:
Os povos bárbaros são povos que não compartilham a mesma cultura, mesmo idioma e mesma forma de organização social e política., ou seja, esta incluso todo o preconceito contra as culturas alheias, criando um estereótipo, civilizações primitiva, incultas ou incivilizadas. Os romanos que já eram extremamente influenciados pela cultura grega adotaram o uso do termo.


Povos Germânicos.
São os povos que viviam ao norte do Império Romano, que eram associados a Bárbaros, por falar um idioma diferente, organização social, política e econômica bem diferente do praticado pelos Romanos, ou seja, todos os povos que habita-se para fora das fronteiras do Império eram bárbaros.
O termo Germânico foi dotado primeiramente por Julio Cesar, que acabou se difundindo (germani), que habitava além do Rio Reno.


Os Povos Germânicos principais são:
 Francos
 Alamanos
 Visigodos
 Ostrogodos
 Vândalos
 Jutos
 Anglos
 Saxões
 Hérulos
 Suevos


História
Os povos Germânicos tiveram uma relação extensa com os Romanos, a partir do Século I d.C., mas esta relação tinha momentos hostis e outra momentos pacíficos, alguns povos germânicos foram assimilados pelos romanos, podendo ocupara territórios no Império, em troca de serviços militares (mercenários).
Eram povos seminômades, praticava a agricultura e o pastoreio; o comercio envolvia também a venda de escravos, âmbar e outras mercadorias (vidro e metais), sua organização era tribal e patriarcal, no qual tinha um Chefe Militar, o guerreiro mais forte.
Assimilavam os conhecimentos de vários povos, inclusive dos romanos.
Possuíam Leis para resolução de conflitos e manutenção da paz, praticava o direito costumeiro mais ocorriam conflitos entres os povos germânicos, que Roma explorou, contratando um povo germânico para combater outro povo Germânico.


Invasões Bárbaras
Até o século III d.C., os povos germânicos ficavam em limes, região fronteiriça do Império Romano, os diferentes povos germânicos começaram a mover-se e a migrar para dentro das terras romanas. Isso acabou precipitando o fim do Império Romano do Ocidente, uma vez que nessas terras estabeleceram-se diferentes povos estrangeiros.
Os historiadores especulam que três fatores podem ter sido cruciais para as migrações germânicas:
1. Havia a procura por terras mais fertéis
2. Procura por locais com climas mais amenos para que pudessem estabelecer-se.
3. A chegada dos hunos, um povo vindo da Ásia Central, teria sido o terceiro fator. Os hunos eram temidos, e sua chegada teria disseminado pânico e feito com que diferentes povos começassem a migrar para fugir deles.


Com isso, diferentes povos estabeleceram-se em diferentes locais do Império Romano do Ocidente. Anglos e saxões foram para a Bretanha; francos estabeleceram-se na Gália; visigodos e suevos, na Península Ibérica; vândalos, no norte da África; ostrogodos, no norte da Península Itálica. O estabelecimento dos reinos germânicos contribuiu para acelerar o processo de assimilação cultural de romanos e germânicos que marcou a Europa na Idade Média. Caso queria aprofundar-se no estudo desse grande movimento migratório,"

Nenhum comentário:

Postar um comentário