O que é um plano de cargos e salários?
É uma política interna da empresa para manter o quadro de colaboradores organizados, com salários justo e compatível com suas funções, estabelecendo os critérios para a sua promoção.
Qual a importância do plano de cargos e salários para as empresas?
Aumentar o engajamento e a motivação dos colaboradores, para que vejam como uma possibilidade de carreira na empresa, facilitando também a procura por novos talentos e retendo aqueles que já estão.
Favorece o planejamento financeiro, pois os próximos degraus na empresa estão definidos, possibilitando a projeção futura.
Ajudando a manter o clima organizacional equilibrado, facilitando o recrutamento, evitando os desvios de funções e o acúmulo de tarefas.
O que considerar na hora de elaborar o plano?
O plano de cargos e salários não pode ser resumido a uma planilha com a descrição de cargos e seus salários, no sentido literal.
É necessário definir como os colaboradores podem evoluir dentro da escala, quais critérios e indicadores serão utilizados para fazer essa avaliação e de quanto em quanto tempo ela vai acontecer.
Dito isso, veja o que deve ser considerado na hora de elaborar o plano.
- Defina as regras da administração salarial
- Defina as atividades e seus requisitos
- Estabeleça critérios para a promoção
- Conheça o que o mercado oferece (Plano de Carrera)
Como elaborar um plano de carreira na prática?
Depois de considerar todos os pontos mencionados no tópico anterior, é hora de colocar a etapa de planejamento em ação. Basicamente, é necessário seguir as seguintes etapas:
- colocar a descrição das atividades de cada cargo no papel;
- baseado nesse descritivo, criar a hierarquia de cargos e construir o organograma;
- estabelecer o salário e a política de benefícios;
- definir os critérios para avançar no plano de carreira;
- elaborar um manual com todas as diretrizes e repassá-los aos colaboradores.
Como você pôde perceber, o plano de cargos e salários traz múltiplos benefícios para a empresa. O resultado é sentido na busca, aquisição e retenção de talentos, influencia na produtividade e tem o poder de diminuir índices como turnover e absenteísmo.
Além disso, contribui para que a organização mantenha o orçamento em dia. As vantagens são inúmeras, por isso, vale a pena investir!
Se você quer continuar aprendendo sobre o tema, então confira agora mesmo o nosso kit de plano de cargos e salários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário