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Cultura Organizacional



Introdução

Comecemos por entender a palavra Cultura Organizacional referência à forma de como os valores da organização são disseminados, absorvidos e propagados pelos colaboradores para o alcance dos objetivos organizacionais, cultura esta que não é estática, ou seja, imutável, mudanças estas que ocorrem no decorrer do tempo e a variações ambientais e culturais. Quando analisamos esta cultura nos permite criarmos e desenvolvermos estratégias de para a cultura organizacional.


CULTURA ORGANIZACIONAL

Conceitos

A cultura organizacional pode compreender um conjunto de normas e Leis compartilhadas por membros de uma determinada organização, ou seja, um sistema de leis e normas que têm contato com a moral, ética e culturais dos colaboradores, desenvolvendo relações de leis, costumes e valores relacionados ao comportamento organizacional, que é único em determinada organização. Criando regimentos que governam o comportamento destes que fazem parte da organização.

A cultura organizacional tem como caraterística o desenvolvimento de inter-relações entre os membros de um grupo e a capacitando para o meio que está inserido

Ao referirmo-nos a cultura neste momento, ressaltamos que a mesma possui como característica o desenvolvimento de inter-relações entre os membros de um grupo e a capacidade que estes possuem de se adaptar ao meio que estão inseridos. “Falar em cultura implica falar sobre a capacidade de adaptação do indivíduo à realidade do grupo no qual está inserido” (PIRES, MACÊDO, 2005. p. 84).

Para Chiavenato, a cultura organizacional é capaz de estimular a satisfação no trabalho, a motivação e o desempenho dos colaboradores.

“Os indivíduos aguardam recompensas, satisfações e frustrações e, essas expectativas tendem a levar à motivação. Fatores de satisfação são os que demonstram os sentimentos mais positivos do profissional em relação ao trabalho” Chiavenato (2002).


ELEMENTOS BÁSICOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL

  • Crenças (religião)
  • Valores
  • Normas
  • Sanções (punições)
  • Símbolos
  • Idioma (linguagem)
  • Socialização
  • Tecnologia
  • Hábitos (alimentares, vestimentas etc.)



TRÊS NÍVEIS FUNDAMENTAIS:

ARTEFATOS: processos e estruturas visíveis
Visíveis, linguagem, tecnologia, vestimenta, hábitos, rituais, cerimônias, observáveis.

VALORES: filosofia, estratégias, objetivos.
O certo e o errado, o que funciona e o que não funciona, risco e objetivos, medos, estratégias.

PRESSUPOSTOS BÁSICOS: inconsciente, crenças, percepções, reflexos e sentimentos.
Crenças estabelecidas, o não explicado, o inconsciente, relações informais, hábitos e costumes.


OITO CARACTERÍSTICAS BÁSICAS

  • Inovação e assunção de riscos.
  • Atenção a detalhes;
  • Orientação para resultados;
  • Orientação para pessoas;
  • Orientação para a equipe;
  • Agressividade (arrojadas);
  • Estabilidade (conservadoras);
  • Mediadores (Moderadas);


CARACTERÍSTICAS:

    Adaptativa: culturas organizacionais flexíveis que buscam a inovação aceitando mudanças como um processo natural;
      Não-adaptativa: cultura fechada, não disposta a alterações, rígida e voltada para a manutenção do status quo e do conservadorismo


ELEMENTOS FORMADORES

  1. Regras e regulamentos: determinam as ações das pessoas, o que pode ou não ser feito, “especificando quando diversos tipos de ações são adequados e qual a posição dos membros individuais no sistema social”
  2. Ambiente organizacional: engloba aspectos informais, tais como “sentimentos das pessoas e a maneira como elas interagem entre si, com os clientes ou elementos externos” (CHIAVENATO, 1999);
  3. Microculturas: uma cultura é formada por diversas microculturas que têm uma filosofia própria, mas, nem por isso, é contra os princípios da empresa;
  4. Ritos: “atividades relativamente elaboradas e planejadas que combinam várias formas de expressão cultural e muitas vezes têm consequências tanto práticas quanto expressivas” (TRICE e BEYER, 1987), (entrar pelos fundos);
  5. Rituais: “métodos e procedimentos detalhados seguidos fiel e regularmente” (MEGGINSON, MOSLEY e PIETRI JR., 1998), (festa de aniversariantes do mês que acontece na última sexta-feira de cada mês, que começa com o “parabéns pra você”, um dos aniversariantes fala qualquer coisinha...);
  6. Heróis: são aquelas pessoas que devido às repetidas situações de sucesso representam os pilares da organização de uma forma positiva tanto para o ambiente interno, como para o externo;
  7. Símbolos: estão presentes nos aspectos macros e nos aspectos materiais, tais como “a arquitetura do edifício, as salas e mesas, o tamanho e arranjo físico dos escritórios que definem o grau de igualdade ou diferenciação entre as pessoas e o tipo de comportamento” (CHIAVENATO, 1999); e
  8. Mitos organizacionais: “são crenças não-confirmadas e geralmente não-declaradas, que são aceitas sem qualquer análise” (SCHERMERHORN JR.; HUNT e OSBORN, 1999), lendas transmitidas pelas pessoas, via conversas informais, sem nenhuma comprovação de veracidade.

PROGRAMA DE AMBIENTAÇÃO

    Um esforço da organização para transmitir sua história e sua cultura àquelas pessoas que ali exercerão suas atividades; e pode ser realizado em um dia, uma semana... Depende de cada empresa.

RECURSOS INSTRUCIONAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS:

    São exibidos filmes sobre a história da organização, é feito um tour pela empresa para se conhecer fisicamente seus setores e unidades, são utilizados aparelhos de projeção (datashow).


OBJETIVOS, (IVANCEVICH, 1995):

    Diminuir a inquietação dos recém-chegados: uma nova roupagem à integração na organização, possibilitando uma pequena intimidade com alguns aspectos da cultura interna;
    Diminuir o turnover (rotatividade): das pessoas da organização, por meio de um programa de ambientação, as pessoas que chegam, rapidamente se sentirão parte integrante do novo ambiente, de modo que o processo de rotatividade nos primeiros meses de atuação será minimizado;
    Diminuir o tempo: quando o recém-contratado não recebe as orientações necessárias para abrir a porta de seu novo ambiente, mais tempo esta pessoa irá despender para conhecer seus futuros colegas e a própria organização; e
    Desenvolver expectativas realísticas: capacitar os novatos(as) para que eles(elas) possam buscar novos caminhos no plano real, ou melhor, como diz o ditado “manter os pés no chão”.


TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL

  1. EQUIPE DE FUTEBOL: é a cultura que valoriza o talento, a ação empreendedora; e o desempenho pelo comprometimento, oferece grandes recompensas.
  2. CLUBE: é a cultural organizacional que enfatiza a lealdade, o trabalho para o bem do grupo e prestigia o direito das pessoas; aquela que acredita em generalistas e no progresso degrau a degrau da carreira profissional.
  3. FORTALEZA: é a cultura que oferece pouca segurança no emprego, aquela que opera com a mentalidade de sobrevivência.
  4. ACADEMIA: é a cultura que valoriza as relações a longo prazo, enfatizando o desenvolvimento sistemático da carreira, treinamento regular e avanço profissional.


MANUAL DE ACOLHIMENTO

    O manual é uma forma da organização disponibilizar para os seus novos colaboradores, uma ferramenta de modo a facilitar o conhecimento da organização e melhorar a integração.   
    Fornecendo informações sobre a organização que facilitará a integração na organização e no serviço específico da sua atividade.
  Permitido que tome conhecimento da estrutura organizacional e o funcionamento da organização e seus mais variados níveis, com seus enquadramentos na estrutura da organização e suas respectivas áreas de atuação.
    O uso do Manual de Acolhimento prevê ainda contribuir para a criação de um bom ambiente de trabalho, capaz de promover o desempenho e a progressão profissional.
    Que informação deve apresentar.

1. Boas Vindas

    O documento abre com um texto de boas vindas ao novo colaborador. É um procedimento formal e que vai ao encontro do principal objetivo, acolher. Desta forma, o trabalhador que inicia funções na entidade sente-se apoiado e valorizado.

2. Apresentação

    Segue-se a apresentação do próprio manual de acolhimento, explicando os seus objetivos e a quem se destina.

3. Programa de Acolhimento

    É definido um programa para o dia de acolhimento do novo colaborador, o qual prevê a assinatura do contrato, dando indicações dos documentos que deve levar para o efeito; uma visita às instalações e apresentação de serviços e/ou departamentos, assim como do posto de trabalho que deverá ocupar; a entrega de identificação para acesso às instalações, entre outros procedimentos que se considerem relevantes.

4. Apresentação da Instituição

    Inclui um breve historial da instituição, a sua missão e objetivos estratégicos, os valores e princípios que defende, o organograma e descrição dos diversos departamentos e serviços. Trata-se de um resumo abrangente sobre a entidade.

5. Informações Gerais

    Nesta área inserem-se, nomeadamente, indicações relacionadas com as formas de comunicação que é possível utilizar, os serviços de correio postal, restauração, estacionamento, entre outras informações úteis.

6. Normas e Procedimentos

    Qualquer entidade tem as suas normas e procedimentos internos, os quais devem ser do conhecimento de todos os colaboradores e respeitados pelos mesmos.
    Deve saber, por exemplo, que uma tarefa específica deve cumprir determinados passos, que é obrigatório o uso de equipamento de trabalho, que é proibida a utilização de garrafas de plástico descartáveis ou de telemóvel.

7.Contatos.

    É reunida uma lista de todos os contactos da instituição, assim como outros que possam ser úteis para o novo colaborador.

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